As principais fontes alimentares de vitamina D
As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos. Além dos alimentos, a principal fonte desta vitamina é a sua produção na pele a partir da exposição dos raios do sol, sendo importante tomar banho de sol diariamente, durante cerca de 15 minutos.
A Vitamina D favorece a absorção do cálcio no intestino, sendo importante para fortalecer os ossos e os dentes, além de evitar diversas doenças como raquitismo, osteoporose, câncer, problemas cardíacos, diabetes e hipertensão.
Vitamida D importante para que haja reabsorção do cálcio. Necessário 15 minutos diarios de banho de sol.
Quantidade de vitamina D nos alimentos
Os alimentos ricos em vitamina D são especialmente de origem animal, quantidade desta vitamina em cada 100 g de alimento, veja:
Alimentos ricos em vitamina D
Salmão cozido 12,5 mcg
Ostras cruas 8 mcg
Leite Ninho fortificado 6,92 mcg
Ovo cozido 1,3 mcg
Fígado de galinha 1,31 mcg
Sardinhas enlatadas 7,5 mcg
Um adulto saudável precisa consumir, em média, 15 mcg por dia de Vitamina D, enquanto os idosos precisam de 20 mcg/dia.
Quando tomar Suplemento de vitamina D
Os suplementos de vitamina D devem ser usados quando os níveis desta vitamina o sangue estão abaixo do normal, sendo necessário fazer exame de sangue para ter esta avaliação.
O médico ou nutricionista pode, então, recomendar o uso de suplementos em cápsulas ou em gotas, que deve ser tomado de acordo com a orientação médica. Em geral, a deficiência de vitamina D é um problema comum, o que pode aumentar o risco de problemas como infertilidade, fraqueza nos ossos, câncer e problemas cardíacos.
Deficiência de vitamina D pode aumentar o risco de infertilidade!
Comments