top of page

ABACATE - a fruta que faz bem ao coração. Aprenda a tirar proveito sem nenhum prejuízo à cintura

Foto do escritor: Biologia & ClínicaBiologia & Clínica

Apesar do alto valor calórico, ela é um dos melhores alimentos para controlar as taxas de colesterol e minimizar o risco cardíaco.



Uma fatia de 100 gramas da fruta - que, inteira, terá cerca de 400 - sempre terá 100 calorias. Para quem quer manter o coração batendo firme e forte, pode acreditar uma das potentes armas do abacate contra doenças cardiovasculares é justamente a Gordura - a mesma que faz o valor energético disparar.


Ela é do tipo Monoinsaturado, considerado benéfico à saúde dos vasos, já adianta a nutricionista Roberta Cassani, do Instituto de Nutrição, em Itu, no interior paulista.


Em um estudo no Canadá (Universidade de Toronto), essa gordura fez diferença para pessoas que travavam luta contra o colesterol alto, um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas.


Ao final da análise, os exames de todos indicaram uma redução significativa nas taxas de colesterol LDL. Contudo apenas os indivíduos que colocaram a gordura monoinsaturada na rotina viram a taxa de colesterol HDL subir.



O LDL - é uma partícula que deixa o colesterol se acumular na parede das artérias, o que culmina no depósito de placas.


Já o HDL - realiza o trabalho inverso: uma espécie de faxina que expulsa a gordura dos vasos.


Abacate possui uma grande quantidade de glutationa, uma substância antioxidantes poderosa, varredora de radicais livres que podem prejudicar as células. Garante não somente a blindagem do coração como a menor probabilidade de desenvolver outros tipos de doença como o câncer.


Para preservar a glutationa contida no abacate quando não for utilizar a fruta completamente, pode ser guardado em pote hermético e colocar na geladeira de preferência.


Além da glutationa o abacate possui outros micronutrientes valiosos, entre eles o potássio, essencial para o funcionamento das células e contribui para o controle da pressão arterial, e o Cálcio aparece em uma quantidade menor.


Óleo de abacate

Tem a mesma qualidade da fruta, utilize duas colheres de sopa ao dia. Pode ser usado em refogados, molhos, temperos de saladas e na finalização de pratos quentes.


Doçura dispensável

Ao apresentar o abacate às crianças, muitas mães cometem um deslize: lotam a fruta de açúcar. Prejudicando a saúde dos pequenos, afinal, a glicose em excesso é o start para obesidade e diabetes.

Portanto esqueça o açúcar e opte pela fruta in natura- madura ela é levemente doce.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2018 Biologia & Clínica. 

bottom of page